Moda nos Anos 60


       Com uma nova geração de jovens e o auge da prosperidade financeira, os anos 60 começaram em clima eufórico, anunciando a mudança de comportamento que estava por vir. Com a invenção da pílula anticoncepcional, as moçoilas abandonaram as saia rodadas e volumosas de Dior e anunciavam sua liberdade com as calças cigarretes e a minissaia, a grande vedete da década. A imagem do jovem de blusão de couro, topete e jeans, em motos ou lambretas, mostrava uma rebeldia ingênua sintonizada com ídolos do cinema como James Dean e Marlon Brando.
        A explosão de juventude obrigou o mercado a criar uma moda exclusiva para os jovens, já que agora o comportamento deles ditava o que vestiam. Nessa época era a moda das ruas que influenciavam as criações dos estilistas. A moda unissex ganhou força com os jeans e as mulheres foram além no guarda-roupas masculino, roubando para elas peças como o smoking.
Futurismo, tubinhos, estampas geométricas, cabelos volumosos, olhos marcados na maquiagem e muitos outros aspectos marcam os looks da época. Na moda, a grande vedete dos anos 60 foi, sem dúvida, a minissaia, criada pela inglesa Mary Quant e pelo fracês André Courrèges. As roupas tinham seu próprio estilo, variando do psicodélico [que se inspirava em elementos da art nouveau, do oriente, do Egito antigo ou até mesmo nas viagens que as drogas proporcionavam] ou geométrico e o romântico. Em 1965, na França, André Courrèges operou uma verdadeira revolução na moda, com sua coleção de roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, em suas “moon girls”, de roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Enquanto isso, Saint Laurent criou vestidos tubinho inspirados nos quadros neoplasticistas de Mondrian e o italiano Pucci virou mania com suas estampas psicodélicas. Paco Rabanne, em meio às suas experimentações, usou alumínio como matéria-prima.
Os tecidos apresentavam muita variedade, tanto nas estampas quanto nas fibras, com a popularização das sintéticas no mercado, além de todas as naturais, sempre muito usadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário