O que é Globalização?

Reprodução: Internet
   
     A expressão “Globalização” tem sido muito usada, principalmente nas últimas décadas, para nomear e explicar um fenômeno que ocorre, diferentemente do que muitos acreditam, desde o início das Grandes Navegações. Ela consiste na integração econômica, política e sociocultural entre várias nações e é marcada principalmente pela expansão e consolidação do capitalismo no mundo e pelas significativas inovações tecnológicas nas áreas de comunicação e transporte. Essas inovações promovem a troca de informações em tempo real e diminuem, de forma exorbitante, o tempo de uma viagem para outro país/continente, basta realizar uma comparação entre o século XVI e a época atual. 
       A Globalização também pode ser caracterizada pelo predomínio dos interesses financeiros, pela desregulamentação dos mercados, pelas privatizações das empresas estatais, e pelo abandono do estado de bem-estar social. Esta última característica é um dos principais motivos de vários críticos alegarem a Globalização algo maligno para uma grande parcela da população, pois intensifica a exclusão social, aumenta-se o número da população que não possui renda suficiente para suprir suas necessidades básicas, há o aumento do número de desempregados, provoca diversas crises econômicas, além de acabar com os pequenos empreendimentos regionais. Portanto, a globalização possui vários aspectos a serem considerados juntamente com suas consequências para com cada povo e/ou nação.

Reprodução: Internet

       A charge acima faz uma clara crítica a forma de como a Globalização não atinge a todos de uma maneira igualitária, ou seja, há a exclusão de muitos povos desse fenômeno “global” ou a inserção desses de uma forma enormemente injusta. Passou-se a valorizar mais a questão econômica a questão social. Uma a cada oito pessoas no mundo passam fome, quase 1 bilhão de pessoas não têm com o que se alimentar e os governos não se mobilizam tanto quando algum país passa por algum desequilíbrio econômico. O ser humano perdeu o seu valor. O interesse está voltado para a acumulação de capital e não para o bem estar social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário