Dois quilos no prato e um quilo no lixo

     O Brasil é um dos países que mais produzem alimentos no mundo, entretanto 13,6 milhões de brasileiros ainda passam fome, segundo ONU para Alimentação e Agricultura (FAO). Existem inúmeras tentativas para a redução desse número alarmante e uma delas é a conscientização das pessoas quanto ao desperdício, que chegam a índices de mais de 11 milhões de toneladas de alimentos todos os anos, segundo Embrapa. Estimativas, também da Embrapa, apontam que uma família de classe média joga fora pouco mais de 180 quilos de comida todos os anos. Esse desperdício é suficiente para alimentar uma criança por seis meses. O fato de um país como o Brasil ainda possuir pessoas que passam fome é algo inadmissível.
     Quando essa questão é levada a âmbito mundial, os números são ainda mais aterrorizantes. Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) mostram um desperdício mundial de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos por ano (são 670 milhões de toneladas perdidas nos países ricos e mais 730 milhões nos países em desenvolvimento). Se não houvesse tanto desperdício de alimentos, o número de pessoas famintas do mundo iria diminuir muito, podendo chegar até a extinção da fome.
     Abaixo está um vídeo de um gráfico animado, criado pela Revista Galileu, falando acerca da quantidade de comida que vai para o lixo no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário